Mais importante ainda é ficar de olho aberto para votar nos deputados federais e distritais, uma vez que a legislação corrente contabiliza nossos votos para o partido, e não para quem estamos votando. Assim, é bem possível que votemos no fulaninho do Partido X e quem leve nosso voto seja o Sicrano do mesmo partido, que é um boçal, mas teve mais votos (e acabou levando o seu, inclusive).
Candidatos a Deputado Distrital
No DF, temos uma pesquisa de intenção de voto realizada no período de maio a junho de 2010. Baseado nessa pesquisa, tentei organizar por partido alguns candidatos que eu considero, levando em consideração principalmente a popularidade ou a posição em relação à causa LGBT. Segue o que consegui organizar.
Segundo uma outra pesquisa realizada pelo Instituto Dados Pesquisa Opinião & Mercado e publicada pelo Jornal da Comunidade, que mostra quais são os parlamentares distritais mais confiáveis do DF,
A deputada Érika Kokay [candidata à deputada federal], maior defensora da cidadania LGBT na capital federal, ficou em 3º lugar, com 4% dos votos, empatada com o deputado Reguffe (PDT). Os dois primeiros foram Paulo Tadeu (PT), com 6,1% dos votos e Chico Leite (PT).
É interessante notar que os seis mais votados são favoráveis a projetos LGBTs na Câmara. Por outro lado, nenhum deputado conhecido por combater a cidadania arco-íris está nas primeiras colocações. Outra pergunta do levantamento diz respeito ao partido favorito dos eleitores. O PT foi citado por 21,5% dos entrevistados. O segundo lugar ficou com o PMDB com apenas 8,3%.
- Votando no PT, você provavelmente estará votando em: Chico Leite, Cabo Patrício, Arlete Sampaio, Chico Vigilante, Dirsomar e Michel Platini, nessa ordem. No Partido dos Trabalhadores, contamos com Arlete, que já se manifestou à favor da causa GLBT, Rejane Pitanga, que se compromete com a causa no site de sua campanha, e com Michel Platini, que é assumidamente homossexual e assinou o termo de compromisso "Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania", promovido pela ABGLT.
- Votando em algum candidato do PSOL, você provavelmente estará votando na Maninha. Quando deputada Federal, Maninha foi autora do projeto de lei PL 2383/2003, que "altera a Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, que "Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde", na forma que especifica e dá outras providências”, vedando a discriminação sexual, possibilitando a inclusão como dependentes os parceiros do mesmo sexo".
- No PDT, temos o Alex Alves como opção, que também assinou o compromisso "Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania" da ABGLT. Outro candidato novo que venho seguido e aprovado as propostas é o André Dutra, que em seu formspring se posiciona favorável à causa homossexual.
- Outro candidato que assinou o termo de compromisso "Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania" foi o Júlio Cardia do PV. Homossexual assumido, Júlio foi o responsável pela manifestação solitária contra o Ahmadinejad no Brasil, exibindo uma bandeira do arco-íris.
- No PCdoB, o Leandro é mais um que se atreve a apoiar a causa gay em seu próprio site.
Candidatos a Deputado Federal
- Votando no PT, você provavelmente estará votando no Paulo Tadeu e na Érika Kokai. A Érika Kokai é uma das mais antigas defensoras dos direitos LGBTs na política, e foi a única candidata do DF a assinar o compromisso "Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania" da ABGLT.
- Votando no PDT, você estará provavelmente apoiando o favorito Reguffe, que já apoiou a causa ao assinar uma emenda distrital que concederia a servidores gays os mesmos direitos estabelecidos a casais heterossexuais, como o direito à pensão; além de ser um político que vem abrindo mão de regalias quando eleito e defendido a ética e a moralização da política.
Candidatos a Senador
Por fim, recomendo essa série de entrevistas que a rádio CBN promoveu com os candidatos ao Senado no DF. Nele, os favoritos Cristóvam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) manifestam-se favoráveis à união civil de homossexuais. Nas pesquisas, Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM) seriam os 3º e 4º colocados, ambos contrários à união civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário